Falece o Professor ALVARO JOSÉ ROMANHA

É com extremo pesar que comunicamos o falecimento do Professor Álvaro José Romanha, ocorrido nesta manhã na Cidade de Belo Horizonte (MG).

Natural de Colatina (ES) em 1951, era graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), Doutor em Bioquímica e Imunologia pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG (1982) e com pós-doutorado no Wellcome Research Laboratories, Reino Unido (1984), o Professor Romanha era Pesquisador Titular aposentado e ex-Diretor do Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte, MG, tendo atuado como na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na UFMG e na Universidade Federal de Santa Catarina, onde atuou como professor visitante entre 2011 e 2015.

Pesquisador reconhecido mundialmente, em especial por seus trabalhos na caracterização bioquímica do Trypanosoma cruzi, formou gerações de pesquisadores brasileiros. Foi pesquisador nível 1A do CNPq e Presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz).

Na folha de apresentação do livro sobre sua trajetória de vida, denominado “ÁLVARO ROMANHA, UM ARTÍFICE DE CIÊNCIA”, o Prof. Bruno Rodolfo Schlemper Júnior escreveu “Um dos mais belos sentimentos humanos é o da gratidão, entendida como a manifestação de reconhecimento a alguém por um apoio ou ajuda em determinadas situações ou momentos da vida“. Com esta frase, deixamos nossos pêsames à Família Romanha e o eterno sentimento de gratidão de todos os seus ex-alunos ao nosso Mestre.

Fonte: https://proto.ufsc.br/2020/03/16/falece-o-professor-alvaro-jose-romanha/