Nota de Pesar – Rodrigo Corrêa-Oliveira

É com imenso pesar que a Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz) comunica o falecimento, na noite de sexta-feira (27/10), do nosso colega Rodrigo Corrêa-Oliveira.

O velório e sepultamento serão na próxima segunda-feira (30/10) no Bosque da Esperança, em Belo Horizonte de 9 as 13 horas.

Rodrigo era Vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fundação Oswaldo Cruz, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro titular da The World Academy of Sciences for the Advancement of Science in Developing Countries – TWAS, International Fellow da American Society of Tropical Medicine and Hygiene (FASTMH), pesquisador titular especial da Fundação Oswaldo Cruz, Professor Voluntário da Escola de Enfermagem da UFMG, Professor Visitante da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP e Professor Adjunto da George Washington University School of Medicine and Health Sciences/USA.

Em reconhecimento a excelência de seu trabalho Rodrigo recebeu várias honrarias ao longo da carreira, como Honra ao Mérito da Saúde do Estado de Minas Gerais, Medalha Carlos Chagas, Medalha da Sociedade Latino Americana de Patologia dentre outros.

Os trabalhos de Rodrigo tiveram como foco principal o estudo de mecanismos de susceptibilidade e resistência a infecções por Schistosoma mansoni, Trypanosoma cruzi, Leishmania e geohelmintos. Mais recentemente, se dedicava ao desenvolvimento de novas vacinas contra a esquistossomose, ancilostomose e para a leishmaniose canina..

Rodrigo Corrêa-Oliveira deixa a esposa Andréa de Carvalho Gazzinelli e duas filhas, Ana Carolina Gazzinelli de Oliveira e Juliana Gazzinelli de Oliveira.